quarta-feira, 2 de abril de 2008

Boletim 009- Ano 01-Goiânia, 26 de março de 2008

> Este ano terá a Plenária de Eleição das entidades que irão compor o CES/Go, no próximo quadriênio. È muito importante que as entidades representativas da sociedade civil se apresentem e se comprometam com o Controle Social.

Palavra do Presidente Odesson A. Ferreira

> Sr. Odesson, hoje qual é o Conceito ampliado de saúde?

Odesson: : Em sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde. É assim antes de tudo, o resultado das formas de organização social de produção, as quais podem gerar desigualdades nos níveis de vida conceitos criados na VIII Conferência Nacional de Saúde de 1986.

>Sr. Odesson, o que é Seguridade Social?
Odesson: Por Seguridade Social entende-se um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Pela definição constitucional já é possível notar que a Seguridade Social objetiva assegurar saúde, previdência e assistência. Podemos então dizer que Seguridade Social é gênero, da qual são espécies a Saúde, a Previdência e a Assistência Social. Comumente costuma-se confundir os conceitos, principalmente de Previdência e Assistência Social e esta confusão de áreas de abrangência que motivou-nos a tecer estas breves considerações sobre a Seguridade Social. É necessário extremar que cada uma das áreas da Seguridade Social tem princípios próprios e diferentes objetivos.
Sr. Odesson, qual a garantia que teremos proteção a nossa Saúde?
Odesson: A Saúde é garantida pela Carta Magna como direito de todos e dever do estado, que deve ser garantida mediante ações que visem reduzir os riscos de doença e seus agravamentos. O acesso aos programas de Saúde Pública necessariamente devem seguir os princípios da igualdade e universalidade do atendimento.

>CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE; Avenida Tocantins n° 311 - 2º andar, Fones: (062) 32014256 – 32014258 Fax: 320143254, Presidente: Odesson Aves Ferreira, Resposáel: Weber Borges In monoriam.

>CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANCLERLÂNDIA; Avenida 5 DE JANEIRO s/ n, CENTRO; Fone: (064) 36791469 Fax: 36791469; Presidente: Wilson Rodrigues de Almeida ; Responsável: Deusdedit K. C. d'Ávila Júnior; Comissão de Comunicação CMS de Sanclerlândia-GO.